quarta-feira, dezembro 14

Previsões & Constatações

Estamos a aproximar-nos de mais um limiar, de uma passagem para outra fase. Um ano que acaba, outro ano que começa. Na realidade um ano não é nada, uma contagem de tempo puramente artificial e relativa. Há outros modos de contar o tempo sem ser o nosso (calendário gregoriano). No entanto quando vivemos em sociedade sujeitamo-nos a certas regras e quer queiramos quer não o modo como encaramos a nossa vida tem muito a ver com o modo como partimos o nosso tempo.

Estamos a chegar a uma altura de balanço! As comparações são inevitáveis, onde e como estava eu à um ano atrás? Quais eram as perspectivas, sonhos, projectos... Será que consegui alcança-los, será que soube trabalhar para tal. Mais importante ainda, a visão que tive e as resoluções que daí decorreram conduziram-me onde? É tempo de auto-avaliação. A auto-avaliações são sempre complicadas, uma avaliação já é subjectiva de natureza, quando nos examina-mos a nós próprios perde-se toda a objectividade. Será que estou no caminho certo?

Mas existem muitas coisas que são palpáveis, que aconteceram ou não aconteceram, por isso o melhor é começar por aí. Há mais ou menos um ano antes de acabar 2004, exprimi para alguns colegas e para os meus chefes as minhas opiniões sobre a evolução de alguns aspectos económicos e tecnológicos. Acho que me posso congratular, as minhas previsões revelaram-se correctas.

O Google e a Red Hat vão entrar para o Nasdaq no próximo ano, em vista dos seus resultados durante o ano corrente. Em vista das minhas recomendações de há um ano, que ninguem levou a sério diga-se de passagem, parece que até não tou muito a leste.

Sem comentários: