quarta-feira, dezembro 7

Protecção contra cópia

Hoje passei pela fnac, sem nada particular para fazer numa tarde desocupada. Claro que ao fim de algum tempo já me tinha dado aquela vontade inexplicável de levar qualquer coisa para casa. O quê? O novo album dos Beastie Boys uma colêctanea com os grandes sucessos... Decidi oferecer-mo como prenda de natal. Sou um bocado contra os "best of's" mas trouxe à mesma, cheguei à conclusão que ainda não tenho nenhum dos discos deles, e aquilo traz um dvd... Epá, pronto, lá gastei 21 euros naquilo. Não comprem este disco!


Mas porquê? Por uma razão muito simples, este cd não é um "Compact Disc", é outra coisa. Eu não prestei atenção às letras pequeninas na contra-capa, este cd tem um sistema de protecção anti-cópia, que supostamente serve para garantir que não estamos a roubar a propriedade intelectual do artista.

Como é que me apercebi disso? Para o album poder ser ouvido num pc, a máquina em questão deve ser compatível Windows ou Mac. Eu em casa tenho Linux. Não funcionou, o cd não era um cd normal de música. O problema estava na protecção contra cópia.

Investiguei um pouco, já sabia algumas coisas sobre isto. Por exemplo estava a par do que está a acontecer com a SONY, que tem já vários processos em tribunal à conta do seu sistema de protecção, que por muitos é considerado spyware. O sistema da sony é inseguro, pode provocar problemas de segurança no pc e além disso comprovou-se que de vez em quando "liga para casa" a mandar dados para a Sony. Mais informação sobre o caso Sony aqui. Várias distribuidoras estão a introduzir sistemas deste tipo. A maioria dos melómanos e consumidores em geral ainda não se apercebeu mas estão-se a abrir precedentes muito perigosos. A Sony já tem vários processos em tribunal.

O cd que eu comprei é da EMI, e confirma-se tem um sistema de protecção. Existem umas letras pequeninas no site da EMI que me dizem quais são as condições que eles me impõe para eu ouvir o meu cd. Parece que o sistema de protecção da EMI também é perigoso e está mal feito, basta dar uma olhada aqui.

Ouvir este album é perigoso, pode afectar o seu pc. Além disso compra-lo implica renunciar a uma fatia dos nossos direitos.

Sem comentários: