segunda-feira, janeiro 9

Empresa entrega droga ao domicílio


Sempre foi uma leitura didáticta e interessante. Um marco na história do jornalismo portugues, representante orgulhoso da imprensa sensacionalista. Relatos de escândalos, homícios, assaltos, abusos domésticos e qualquer outro tipo de história banal, mas suculenta o suficiente para comentar na taberna ou na mercearia. Na semana passada ao lêr as gordas na primeira página deu-me vontade de comprar.

O destaque da primeira página vai para uma reportagem que até levantou um ponto importante, não sei o que diz a lei, mas parece-me haver aqui um conflito. Passo a explicar, o tema abordado (de uma forma um bocado simplória como seria de esperar) foi a facilidade com que é possível comprar determinado tipo de substâncias proibidas através da utilizando a Internet. A peça intitulada Empresa entrega droga ao domicílio descreve como foram encomendadas várias substâncias ilícitas num sítio web holândes, e como o respectivo pacote chegou, com o seu conteudo intacto e em perfeito estado, à redacção do Tal & Qual. O pagamento foi comodamente feito por transferencia bancaria para uma conta num banco portugues.

Existe aqui um conflito que no artigo não fica muito claro. Por um lado Os correios indicam que a confidencialidade das correspôndencia é inviolável, por outro lado, dizem que é exercido um controlo apertado dos embrulhos que são considerados suspeitos. Afinal alguem inspeciona os nosso pacotes no correio ou não? Não há nenhuma indicação clara.

Dias depois, encontrei esta noticia na net. A policia Judiciária, munida do respectivo mandato judicial, deslocou-se à redacção do jornal e apreendeu o pacote que o jornal recebeu da holanda, juntamente com o seu conteúdo. Ja diz o ditado popular: casa roubada, trancas à porta. Depois da apreênsão foi emitido um comunicado em que os senhores agentes explicam que o site donde o pacote originou está sobre vigilância apertada, e que este tipo de transacções ilegais são detectadas e punidas.

Apetece duvidar um bocado dos senhores agentes... Então se eles sabiam que aquilo era um pacote com droga porque é que não o interceptaram antes de chegar ao jornal? Assim evitavam passar vergonha acho eu... Mas não... se calhar foi estratégia, para ressaltar um certo ar de competência. Afinal apanharam a droga!

Sem comentários: