quarta-feira, janeiro 11

O poder da Web

Hoje em dia qualquer pessoa sabe que o futuro passa pelas chamadas TIs (Tecnologias da Informação) e que a Internet e a Web estão a redefinir o modo como encaramos a vida. Qualquer empresa que se preze tem presença na fronteira electrónica. Até há montes de negócios e oportunidades de negócio que nascem na Web.

Depois da corrida desenfreada de à alguns anos e consequente rebentamento da bolha dot.com os investidores pesam um pouco melhor as suas decisões. No entanto a web tem uma grande vantagem, é barato, comparativamente, montar um negócio na web. A única coisas que é preciso inicialmente é ter o know how para o negócio e montar uma página.

É minha convicção que a internet é um meio extramamente democrático, pelo menos nos moldes actuais. A liberdade de expressão e a infinindade de informação disponível, permitem-nos encontrar exactamente a coisa ou a pessoa que procuramos. Um bom exemplo é a blogosfera, as pessoas exprimem opiniões e relacionam-se livremente criando ligações sociais à parte do mundo físico. No mundo virtual a opinião de alguem ou uma boa ideia vale mais que uma campanha de marketing.

Nos negócios também há essa liberdade. Desde que se tenha a ideia, é quase sempre muito fácil pô-la em prática. E já houve algumas (bastantes) boas ideias na Web. Trago hoje aqui um exemplo. Um rapazinho que é estudante universitário e que estava com dificuldades em arranjar dinheiro para as propinas. Que é que ele fez? Montou um negócio de venda de pixeis, cada um a um dólar, e propôs-se ganhar um milhão de dólares. Neste momento ele está praticamente no objectivo, está a vender os ultimos no EBay, o gajo conseguiu!


Eu vou continuar a espremer a cabeça, também quero ficar rico sem fazer (quase) nada.

Sem comentários: