terça-feira, abril 11

Ratos a travarem estradas?

rato de cabrera No passado dia 31 saiu uma notícia que ilustra bem a ignorância das pessoas em relação ao que é a defesa do ambiente. Na peça podia-se ler que alguns ratos e morcegos estavam a atrasar uma estrada que era desejada pelas autarquias da zona de Trás-os-Montes há mais de 20 anos. Eu não dei pela coisa, mas li a opinião da Carla Castela da Sic em relação ao assunto.

Realmente esta deturpação dos factos é de bradar aos céus. Não é o Instituto da Conservação da Natureza que está a atrasar as obras. São apenas as coisas que estão a seguir o seu curso natural, com os pareceres, estudos e todo o planeamento que deve ser feito antes duma obra deste género acontecer. Realmente na zona há espécies protegidas, como o rato de Cabrera, e elas podem ser salvaguardadas de formas simples.

Mas há quem prefira mostrar outro lado dos factos, há quem prefira a construção selvagem e desregrada. Há quem prefira construir primeiro e pensar depois. É assim o nosso país naturalmente. Cá por terras lusas os caciques do cimento sempre mandaram muito. O exemplo mais gritante de desaproveitamento e desordenação do território a nível nacional quase toda a gente conhece. Destino balnear de muita gente, o Algarve já não se parece com nada, preocupados apenas em construir os investidores imobiliários acabaram por desvalorizar o seu próprio investimento. Houve Câmaras Municipais que não foram na conversa, e hoje em dia estão a recolher os dividendos. A maioria das pessoas gosta simplesmente de ver obra feita, felizmente ainda há quem goste de ver obra bem feita.

Sem comentários: