terça-feira, maio 2

Sines, e o Fim (do Petróleo)

Tem-se falado muito da construção de uma nova refinaria em Sines pelo empresário Patrick Monteiro de Barros. Há certos sectores da sociedade, por exemplo a autarquia de Sines e os investidores, que consideram que estão a ser levantados demasiados entraves ao projecto. Segundo eles, a nova unidade industrial irá gerar emprego, e proporcionar desenvolvimento económico à região.

Os chatos dos ambientalistas e dos gajos de esquerda, estão-se sempre a queixar. A nova refinaria irá produzir uns míseros 2,5 milhões de toneladas de CO2, que podem ir até aos 6 caso se decida construir também uma central de cogeração. Que efeitos terá a central sobre Sines e a Costa Alentejana, será mesmo uma criação de riqueza, ou uma degradação do ambiente e da qualidade de vida das populações. Mas além disso há que contar com outra coisa, o Tratado de Quioto, que Portugal assinou prevê cotas de emissões de gases poluentes. A cota portuguesa irá ser esgotada com este empreendimento. Além disso, é necessário pagar um valor monetário pela licença para emitir os tais gases, qualquer coisa como 180 milhões de euros por ano. O representante de Patrick de Barros já manifestou que não está interessado em pagar esta licença, nós (o Estado) que paguemos. Isto por uma estrutura que irá servir o mercado externo, e não as necessidades energéticas nacionais.

Uma coisa é certa, no contexto actual os lucros das petrolíferas não param de subir. Com o aproximar rápido do fim das reservas de crude, e o ambiente explosivo que se vive no Médio Oriente quem sabe o que o futuro nos reserva. Já não se trata do Mundo que vamos deixar aos nossos filhos, trata-se do mundo onde vamos viver amanhã. Visões pós-apocalipticas que vimos no Cinema, como em Mad Max e Waterworld são apenas conjecturas. Mas recomenda-se a leitura deste artigo científico, que avança com alguns cenários para o Dia do Juízo Final.

Sem comentários: