quinta-feira, novembro 9

Hacking Democracy

Ultimamente não tenho tido muito tempo para o blog, não tenho tido muito tempo para nada. Eu que gosto de perder tempo a investigar tudo e nada, inteirar-me do que por aí vai por esse mundo, não tem sobrado tempo para tal. Mas aqui está um documentário que vale a pena ver, um pouco longo é verdade, mas são 43 minutos que põe em causa muitas coisas sobre o american way of life e inclusivamente a legitimidade do actual governo.

O documentário trata sobre as máquinas que processam os votos do eleitores americanos. Há dois tipos, as simples máquinas de contar votos, e máquinas de voto electrónicas, onde a pessoa põe a cruzinha num touch screen. Aparentemente as tais máquinas estão cheias de problemas, e suspeita-se que possam dar resultados incorrectos. Como se isto não fosse suficientemente grave é revelada ainda uma possibilidade mais assustadora, que os resultados possam ser alterados intencionalmente para favorecer este ou aquele candidato. Claro que depois tudo se vai relacionar com as últimas presidenciais americanas, que foram ganhas com uma margem mínima e rodeadas de muita polémica, fica no ar a possibilidade de ter havido manipulação da contagem de votos...

Só uma pequena nota, não necessariamente relacionada com isto, mas com o governo de Bush... o secretário da defesa Donald Rumsfeld, mentor da actual estratégia no Iraque demitiu-se.

Sem comentários: