domingo, abril 15

Olho de Peixe

A minha passagem por Juromenha, de qual já falei, foi bastante deliberada. Queria lá ir e mostrar o lugar, e a tristeza que o seu abandono me invoca. Aproveitei a ocasião para adquirir mais um dos muitos artifícios que estão à disposição dos fotógrafos. O filtro polarizador aumenta o contraste e a saturação de cor nas fotografias, o exemplo mais óbvio é o azul profundo que o céu reflecte.

Estas coisas são giras, mas também são caras, ainda não tinha comprado mas decidi-me a comprar para retratar o castelo em ruínas. O que é não estava à espera foi ter de dar voltas e voltas à procura da coisa. Mas lá consegui encontrar o filtro com o tamanho certo, aproveitei para comprar uns rolos e ao pôr-me a observar as vitrinas fui tomado por um capricho. Lá estava a FishEye2 a olhar para mim. Já falei aqui da Lomografia, este aparelhómetro é mais uma das pequenas maravilhas que a Lomo produz para deleite do dos maluquinhos da película.

Olho de peixe é a alcunha que se dá normalmente às lentes com um ângulo de visão muito grande, e que produzem uma imagem hemisférica e distorcida. O pedaço de plástico todo estiloso que comprei é apenas uma dessas lentes montadas num pedaço de design que pode ser produzido em massa. Os resultados são muito engraçados. Passem pelo meu albúm do Flickr e comprovem.

Sem comentários: