terça-feira, maio 22

Intel com Medo do OLPC

É normal que as grandes empresas com mercados e monopólios já estabelecidos se assustem quando aparecem coisas novas e inovadoras. Afinal, essas inovações (porque são melhores para o interesse geral) podem-lhes roubar esse mercado e dinheiro em caixa. Pelos vistos está a acontecer com o projecto OLPC (One Laptop Per Child) de que já falei aqui.

Este portátil com o preço alvo de 100 dólares há dois anos não passava de um sonho lunático. Hoje em dia está muito próximo da realidade, já existem protótipos em perfeito funcionamento, que conseguem os objectivos delineados para o projecto. O problema é que para começar a produção em massa são necessárias encomendas. Essas encomendas deviam vir de governos de países em vias de desenvolvimento interessados em implantar o portátil nas suas escolas. Mas as encomendas não chegam, este projecto despertou o aparecimento de mais concorrentes no mercado. Entre eles um portátil da Intel que está activamente a ser promovido juntos dos mesmos governos a um preço inferior ao de custo... Isto provalvelmente deve-se ao facto de o processador que serve de base ao OLPC é da concorrente AMD.

Será concorrência desleal? Uma grande empresa que viu uma oportunidade de negócio? Não sei, só espero que o sonho de Nicholas Negroponte se realize, e realmente haja um computador para cada criança. Deixo aqui um vídeo sobre esta polémica, mas há bastantes vídeos disponíveis sobre o projecto, podem por exemplo ir ver um grupo de crianças brasileiras a usar o OLPC.


Link: sevenload.com

Sem comentários: