quinta-feira, setembro 13

Portugal é um País Obediente

Decerto ouve muitas pressões diplomáticas a propósito do caso Madeleine McMann mas não é desse triste caso que vou falar hoje. Hoje vou falar da atitude do Governo Português com respeito à visita do Dalai Lama a Portugal. Pelos vistos ninguém o vai receber em visita oficial, situação que é uma repetição de visitas anteriores. Eu até simpatizo com o homem, e com a religião. Apesar de ser agnóstico encaro o budismo como uma série de ensinamentos bastante cabais, e sem demasiados dogmas. Muito diferente de outras religiões que por aí andam.

O porquê desta ostracização não percebo. Por ser o representante duma religião que não é a Católica não pode ser, porque apesar do que digam está consagrado na Constituição que Portugal é um país laico. Por ser uma figura controversa também é impossível, recebeu um prémio Nobel da paz. Talvez sejam as pressões do Governo Chinês que chega a grandes extremos para reprimir o budismo desde que anexou o Tibete. Chegaram até ao ponto de proibir a re-encarnação do Dalai-Lama.

Mas parece que a subserviência mostrada para com as autoridades chinesas não deu grandes frutos. A secretária de Estado dos Transportes fez recentemente uma visita oficial à China para tentar descolar umas obras para as construtoras portuguesas na Expo Shangai 2010 mas voltou com uma resposta negativa.

Mais uma curiosidade a respeito disto. Na instituição bancária espanhola onde tenho o (des)prazer de estar a trabalhar neste momento tinham uma série de sítios Internet bloqueados. Já tinha comentado aqui que me era impossível escrever no meu blog ou ver as minhas fotografias a partir de lá. Parece que alguém teve um ataque de senso comum e desbloqueou o Blogger e o Flickr. Curiosamente descobri hoje que a homepage do Dalai Lama está bloqueada. Enfim... vá-se lá perceber esta gente.

Sem comentários: