segunda-feira, outubro 22

O novo Mac OS X

O novo sistema operativo da Apple vai sair dia 26 de Outubro. Existe uma expectativa muito grande devido não só aos avanços tecnológicos que estão escondidos por baixo do capot como o ZFS, mas também pelas novas aplicações e funcionalidades que esses avanços permitem facultar ao utilizador final. O lançamento do iPhone atrasou o lançamento do Leopard já que foi necessário desviar recursos para o lançamento do telefone touch-screen. Agora finalmente vai ficar disponível nos Macs novos, e nas lojas. A um preço bem mais apelativo que o Windows Vista diga-se de passagem, aliás vale a pena comparar os dois neste e noutros aspectos.

Eu ando cheio de vontade de comprar um MacBook, estou cansado de carregar às costas um portátil monstruoso que me deram no trabalho. Para mim um portátil devia ser uma ferramenta de trabalho para usar fora de casa e do escritório. Portanto características como o peso, a autonomia, a resistência, e a legibilidade do ecrã quando exposto à luz são as características que mais me importam nesse pedaço de equipamento. Infelizmente há por aí muitos portáteis que têm outra filosofia, a dos computadores de secretária transportáveis, que não aguentam uma hora desligados da ficha e são capazes de nos partir as costas em três tempos.

Para já vou adiar o meu impulso consumista, e vou experimentar a nova versão do Ubuntu que saiu na semana passada. Parece que em termos de facilidade de uso, e inclusivamente de polimento gráfico em nada fica a dever ao Mac. Entretanto deixo-vos com uma visita guiada ao Leopard.

Sem comentários: