sexta-feira, dezembro 7

Interregno

Esta semana fui forçado a fazer um interregno na publicação deste folhetim. E se digo forçado não estou a exagerar minimamente. A actividade que desempenho obriga-me sujeitar-me a condições que são longe de ser ideais, umas delas é ter de estar fora de casa cinco dias por semana. Sou consultor, sou uma puta cara que é sub-alugada a empresas para desempenhar uma actividade que os preguiçosos que lá trabalham não têm competência para fazer. Isto é o que eu costumo explicar às pessoas quando me perguntam, na realidade não é bem assim. Na área onde trabalho é necessária muita especialização, por isso mesmo empresas de toda a Europa vêm a Portugal contratar serviços à minha empresa. Eu por exemplo desde que ingressei nos quadros que estou deslocado em Espanha, a saltar de empresa em empresa. Já estive no monopolista da telecomunicações, já estive no banco mais gordo. Agora trabalho para um hipermercado.

A malta do hipermercado até é porreira, mas em todo o lado há idiotas. Uma das coisas que não compreendo é que tenham bloqueado o gmail e o hotmail. Não querem deixar as pessoas ter vida pessoal no trabalho. Devia ser só trabalho, trabalho, trabalho. Assim posso assistir como um monte de outros consultores impecavelmente vestidos e com um ar super ocupado passam lá desde as 9 da manhã até às 8 da noite, sempre a teclar. As aparências são o que contam, é estúpido mas é verdade. Não demorei muito tempo a perceber como é que ocupavam o tempo, é possível aceder ao instant messaging lá de dentro de uma forma bastante fácil, é só preciso trocar a janela quando se aproxima alguém. E lá se vai perpetuando o mito de que mais horas sentado no local de trabalho equivale a mais trabalho. Este mito é popular nos países do Sul da Europa, em países mais desenvolvidos cultiva-se um horário rígido de trabalho, e nem sequer é preciso andar a vigiar as pessoas porque durante esse tempo estão lá para trabalhar. Enfim, particularidades da cultura latina moderna.

Privado de acesso à minha vida durante as horas de trabalho restam-me as horas nocturnas para tentar aproximar-me das coisas que me interessam e que me motivam. Infelizmente nem durantes essas horas o consegui esta semana. Não consegui porque não quis é verdade. Mas pareceu-me um bocado excessivo cobrar 10 euros por uma hora de conexão à Internet... Enfim, espero melhorar neste aspecto mas cada vez estou mais cansado de não ter uma vida normal.

Sem comentários: