quarta-feira, fevereiro 27

O Fim Instantâneo

Toda a gente sabe o que é, mesmo que nunca tenha tido uma na mão. As máquinas instantâneas Polaroid foram no seu tempo uma verdadeira revolução, a possibilidade de obter um fotograma de forma (quase) instantânea. Hoje em dia com o advento do digital o conceito perdeu adeptos, ainda que continue a haver muitos devotos, a produção e comercialização deste sistema deixou de ser lucrativo para a casa mãe. A Polaroid que já tinha deixado de lançar geringonças novas, vai deixar de produzir o filme que as alimenta. Está disponível uma escala temporal para distribuição dos últimos rolos, é a última oportunidade dos nostálgicos fazerem uma corrida aos fornecedores para conseguir açambarcar os derradeiros exemplares.

Mas não se assustem, não há motivos para o pânico. A Sociedade Lomográfica Internacional, que sabe aproveitar os fetiches dos fotografos mais saudosistas tem (por enquanto) disponíveis máquinas Polaroid originais e clones, bem como o essencial filme para as acompanhar. Além disso também há uma petição em curso, para que este espaço vazio deixado pelo filme Polaroid seja ocupado pela Fuji (empresa responsável pelos clones que andam por aí). E também um website dedicado a salvar o filme instantâneo.


Esta foto excelente foi tirada por alguém chamado sx70manipulator, e reflecte o sentimento de todos os fãs do instantâneo.

Sem comentários: