domingo, junho 29

Já tenho o meu EEE!

O EEE PC da Asus inspirou um novo mercado, o dos chamados ultra portáteis ou internet devices. Indo beber alguma inspiração ao XO o paradigma desta nova moda é a portabilidade e o baixo preço. O EEE tem especificações fracas, mas o que interessa é que é suficientemente poderoso para escrever documentos, consultar o mail, navegar na Internet ou até jogar. Para baixar ainda mais o preço é possível fugir ao monopólio da Microsoft e adquirir um EEE com Linux (que foi o que eu fiz obviamente).

O primeiro modelo saiu em Outubro do ano passado, mas só chegou agora a Portugal. Entretanto já sairam modelos novos, mas ero apenas o modelo mais básico está disponível com teclado português. Os inúmeros concorrentes que lhe seguiram as pegadas também ainda não estão à venda em Portugal. A situação não me agrada, mas já andava à espera demasiado tempo e acabei por comprar o EEE 700.

Estou muito contente, o EEE é ainda mais pequeno do que eu tinha imaginado, a construção parece ser sólida e ainda não me deu nenhum problema. Tenho ainda de instalar a minha distribuição favorita para me sentir mais em casa. A distribuição Linux que vem por defeito é muito simples e amigável, ou seja, está desenhada para utilizadores pouco experientes, eu preciso de algo mais. No entanto já está a cumprir a sua função, escrevi estas linhas enquanto tomava uma cervejola numa esplanada, tive foi de esperar para chegar a casa para ter rede e poder submeter o texto. Agora só falta que instalem wireless municipal em Lisboa! Podem ver a comparação com o meu portátil do trabalho...

Sem comentários: