sexta-feira, dezembro 19

The Crash Course

A crise financeira e económica está-se a reflectir cada vez mais na vida do comum dos mortais. Há pessoas a perder o emprego, ou a fazer contas à vida para tentar descobrir como vão pagar a casa, o carro e os créditos pessoais. É certo que muita gente tinha, e tem, a ilusão de que é perfeitamente possível viver acima das suas possibilidades recorrendo à magia do crédito. A parte pior é quando o crédito esgota. Isso é parte do problema, mas realmente os verdadeiros mecanismos que regem os bancos e o sistema financeiro são desconhecidos para a maioria das pessoas. Por isso mesmo cada vez há mais gente interessada em saber como funciona a alta finança. Mais ou menos pelas mesmas razões o Zeitgeist transformou-se num furor, com inúmeras traduções para várias línguas, adendas e revisões. Para quem estiver interessado numa abordagem um pouco mais séria, sem sensacionalismo ou teorias da conspiração, recomendo esta série de vídeos produzidos por Chris Masterson.

Ready to learn everything you need to know about the economy in the shortest amount of time?

The Crash Course is a condensed online version of Chris Martenson's "End of Money" seminar.

2 comentários:

madskaddie disse...

Oh Paulo, lembras-te da conversa, ontem no jantar, sobre exponenciais ??? Nem de propósito !


Gil

Paulo Albuquerque disse...

Tal como te disse na altura creio que há muitas teorias da conspiração à volta deste tema. Daí a necessidade de procurar fontes de informação mais séria, mais científica. E isso passa precisamente por encontrar modelos (matemáticos) para o sistema económico que nos possam dar uma ideia do que vai acontecer.

Concerteza chamou-te a atenção aquela frase: The greatest shortcoming of the human race is our inability to understand the exponential function. Vai exactamente ao encontro do teu argumento.