quinta-feira, maio 14

Adeus Last.fm

O last.fm foi um grande serviço desde o início, uma grande ideia de uma excelente equipa de pessoas. A interface foi umas das pioneiras da chamada web 2.0, e a facilidade com se descobria nova música através dos nossos amigos ou de pessoas com os mesmos gostos que nós era uma coisa simplesmente fantástica.

Tudo porreiro até que um dia a empresa original é comprada por uma multi-nacional (a CBS), e claro o objectivo passa a ser espremer o máximo de dinheiro possível aos utilizadores do serviço. Num anúncio a 24 de Março explicavam-se as novas regras, nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha existem departamentos de marketing que se dedicam a colher receitas através da publicidade. Como nos outros países as receitas projectadas não eram satisfatórias o serviço de rádio passaria a ser pago. No entanto foram "generosos" e continua a ser possível enviar a informação sobre as músicas que ouvimos para que seja guardado. Em si esta informação tem um valor altíssimo, e é uma vergonha que não lhe atribuam esse valor e que venham dizer que precisam de nos extorquir dinheiro para suportar o serviço de rádio.

Na altura exprimi a minha indignação no meu jornal do last.fm sobre a estupidez dos homenzinhos com fatos cinzentos e coração de calculadora que tomaram a decisão. Falei também na possibilidade de alguém criar um serviço alternativo e livre. A verdade é que fiquei agradavelmente surpreendido com o curto espaço de tempo que o libre.fm demorou a aparecer. Um serviço descentralizado, pensado de raiz para ser livre de encargos e de exigências para os utilizadores e que utiliza a licença Open Source GNU AGPL. A coisa ainda está num estado muito embrionário, afinal ainda nem passou um mês, mas já é possível extrair o nosso histórico do last.fm e importar no novo serviço. E claro é possível ir guardando o nosso histórico sem o oferecer a gente gananciosa. A comunidade de software livre está de parabéns por em tão pouco tempo se ter organizado e criado esta alternativa, são destas coisas que fazem ter esperança no futuro.

Sem comentários: