terça-feira, agosto 11

A Princesa Abandonada

Há quem chame a Vila Viçosa a princesa do Alentejo, berço de gente ilustre, bastião da história, ponto de passagem indiscutível. O problema é que a princesa foi abandonada.


O desenvolvimento dos concelhos vizinhos nos últimos anos fez-se à custa da aposta na reconversão de velhas ocupações tradicionais. O melhor exemplo é o concelho de Borba, apostou no seu vinho como principal produto da terra, e no reconhecimento a nível nacional através de um certame anual dedicado a isso mesmo, ao vinho. Olhando para Vila Viçosa, a Câmara Municipal dedica-se a organizar um evento lastimável chamado Fimal, dedicado à industria extractiva do mármore que serve apenas para mostrar o moribunda que está a Indústria Calipolense.


Poderia argumentar-se que o turismo continua forte, o Paço Ducal continua a receber muitos visitantes todos os anos. A pousada que lhe é vizinha também atrai muitos turistas e não é para todas as bolsas. Mas importa contextualizar estas questões, que é que Vila Viçosa no geral tem para atrair o turismo. Os marcos históricos são muitos, mas parecem abandonados. A casa onde nasceu Florbela Espanca, abandonada e fechada. O Castelo parece que qualquer dia será engolido pela vegetação que foi plantada a sua volta, hoje em dia sem a miníma manutenção. Até parece que alguém achou melhor esconder a incúria que reina.


Eventos culturais? As Festas dos Capuchos este ano serão em grande concerteza, é ano de eleições. Muito fogo de artíficio e o Mickael Carreira. Programas para a juventude? Não há. Equipamentos Desportivos? As piscinas municipais fechadas vários meses por ano. Criação de emprego? O emprego temporário na Câmara Municipal para assegurar uma mão cheia de votos.

Sem comentários: